A geografia move o mundo!

A geografia move o mundo!

08 novembro, 2010

Como se dá o movimento das placas tectônicas?


As placas flutuam na Astenosfera, camada intermediária entre a Litosfera e o Manto. Quando duas placas se separam nos oceanos, formam rifts - fendas. Resulta na expansão do fundo do oceano e formação de cadeias montanhosas (oceanos). Nos continentes, a expansão da crosta pode formar rifts valleys - vale de afundamento. Quando as placas se movem uma em direção a outra, ocorre subducção, uma placa é forçada a mergulhar sob a outra. Os dobramentos, falhamentos, erupções, terremotos, tsunamis, são resultados da instabilidade tectônica (a crosta terrestre tem áreas geoloficamente instáveis)

Obama perde maioria na Câmara


As projeções indicam que os republicanos conquistaram pelo menos 60 vagas a mais na Câmara dos Deputados.

No Senado a vitória foi mais modesta e a maioria continua nas mãos do partido democrata, do presidente dos Estados Unidos.

Barack obama vai traçar os planos de como governar ainda nesta tarde, numa entrevista coletiva. Ele terá que procurar ponto em comum com a oposição. Obama telefonou para o republicano de ohio, john boehner, que surge como nova liderança. Boehner vai assumir a presidência da Câmara. Ele disse que os americanos mostraram com o voto que governo precisa mudar de rumo.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/11/obama-perde-maioria-na-camara.html

Dica de filmes. Vale a pena conferir!


Você é daqueles que quando ouve falar em aquecimento global, efeito estufa, derretimento das geleiras, aumento do nível do mar, e vários outros questionamentos sobre o planeta acha que isso não irá atingir a todos incluindo você e sua família. Pois fique antenado nesses filmes:

2012 - A cultura Maia afirma que a terra, como a gente conhece, terá um fim no ano de 2012. A teoria revela que o fim da terra começa com o alinhamento planetário e uma inversão dos pólos da Terra após um grande tsunami. Após isto o caos se instala e o planeta terra começa a se tornar inabitável.

O dia em que a Terra parou - Refilmagem do clássico da ficção realizado em 1951 por Robert Wise, contando a história de um alienígena que chega à Terra em busca de paz e promovendo o fim das guerras entre os humanos.

O dia depois de amanhã - A Terra sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida da humanidade. Com o norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul. Porém o paleoclimatologista Jack Hall segue o caminho inverso e parte para Nova York, já que acredita que seu filho Sam ainda está vivo.

Desastres Ambientais. Fique ligado!


No dia 27 de fevereiro de 2010, um terremoto de 8.8 graus atingiu o Centro-Sul do Chile. O terremoto desencadeou um tsunami, que provocou ondas que atingiram 300 metros de terra firme. Grande parte da população reclama da ação do governo, pois faltam alimentos, e até mesmo água potável.