
As placas flutuam na Astenosfera, camada intermediária entre a Litosfera e o Manto. Quando duas placas se separam nos oceanos, formam rifts - fendas. Resulta na expansão do fundo do oceano e formação de cadeias montanhosas (oceanos). Nos continentes, a expansão da crosta pode formar rifts valleys - vale de afundamento. Quando as placas se movem uma em direção a outra, ocorre subducção, uma placa é forçada a mergulhar sob a outra. Os dobramentos, falhamentos, erupções, terremotos, tsunamis, são resultados da instabilidade tectônica (a crosta terrestre tem áreas geoloficamente instáveis)
Só para complementar o pensamento de vocês, foi devido ao movimento das placas que os continente se separaram. Ótimo texto.
ResponderExcluirPARABÉNS! UTILIZAR O BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DEMONSTRA O DINAMISMO QUE OS RECURSOS TECNOLOGICO DISPÕEM!
ResponderExcluirOla meninas! voces foram d+, gostei do blog. Parabéns. Procurem aperfeiçoar e diversificar os temas para se tornar mais interessante e ser mais acessado.
ResponderExcluirObrigada pelos comentários!!
ResponderExcluir